http://www.infoprodutosonline.com/dicas-uteis-plano-de-negocio.htmlPlanejamento

De todas etapas de construção do seu negócio online, é no planejamento que você estará definindo grande parte do sucesso ou fracasso do seu negócio.

É nesta etapa que serão definidos o público-alvo, que tipos de produtos serão vendidos, como serão entregues, o que o site vai oferecer para atrair visitantes e reter visitantes, garantias e procedimentos de atuação em caso de problemas, design, usabilidade e demais detalhes que irão compor o conjunto do seu negócio online.

O Produto

Obviamente, para montar o seu negócio virtual você precisa de um produto para vender. No mínimo um. Pode ser um produto real, que será entregue por correios ou um produto virtual que será enviado por e-mail ao cliente. Se for um produto real, você precisa pesquisar e definir quais fornecedores irão atendê-lo.

Se ficar na dependência de somente um fornecedor, estará correndo sério risco de afundar o seu negócio online, pois se este fornecedor, por algum motivo, não conseguir atendê-lo, você estará com sérios problemas no seu negócio. A comunidade online difícilmente perdoa falhas básicas como não entregar um pedido.

O mais fácil para o iniciante é começar com um produto virtual como, por exemplo, um e- book ou livro eletrônico. Muitos negócios online são baseados somente na venda de livros eletrônicos, normalmente escritos pelo próprio dono do site. Você certamente possui algum conhecimento especializado em uma área específica, Já pensou em disponibilizar sua experiência em forma de livro eletrônico e vendê-lo ?

Gratuito e exclusivo é uma boa idéia. Ofereça algo que ajude as pessoas a resolverem seus problemas, obviamente relacionadas ao seu nicho. Esta têcnica certamente irá atrair mais visitantes para o seu negócio aumentando suas chances de fechar um pedido.

Uma Boa Carta de Vendas

É muito importante que sua carta de venda ou página de resposta contenha todos os elementos necessários para incentivarem os visitantes a fecharem os pedidos. No caso do seu mini site, sua página principal, será sua carta de vendas.

Implemente uma Newsletter

É muito importante para um site de e-commerce criar um vínculo com seu visitante/cliente. Neste aspecto, uma Newsletter é a ferramenta ideal para trazer o visitante de volta ao site com certa frequencia, gerando tráfego e apresentando as novidades e /ou novos produtos com o objetivo de gerar novos negócios. Uma Newsletter é uma lista de assinantes que disponibilizam seus e-mail e aceitam receber suas informações.

É importante que você planeje e implemente uma NewsLetter logo no início do web site, pois quanto mais tempo no ar, mais assinantes vai conseguir e maiores serão as chances de geração de negócios com ela.

Se for enviar propaganda de seus produtos diretamente na NewsLetter, deixe isso bem claro ao assinante.

Plano de Negócios

Um plano de negócios pode ajudá-lo e muito na tarefa de planejar o seu novo empreendimento online. Para facilitar a sua tarefa, na central de downloads está disponével para download o e-book "Modelo de Plano de Negócios" de Dailton Felipini, um reconhecido especialista de e-commerce. Recomendo também a leitura do e-book "ABC do e Commerce" do mesmo autor, para que você compreenda melhor alguns pontos básicos de um web site de e-commerce.

Não tenha pressa ao planejar o seu negócio online. Tente levantar todas as necessidades e prever os possíveis problemas e eu garanto que será um tempo muito bem utilizado. Quando mais tempo utilizar no planejamento, menos tempo vai perder no decorrer do processo.

Comece Seu Plano de Negócio!

O primeiro passo para um planejamento de sucesso é criar um plano de negócio para o seu projeto online. Iniciar com um plano de negócio e isso vai contribuir muito para uma melhor vizualização dos objetivos e riscos envolvidos.

O plano irá orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços que irá oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua idéia e na gestão da empresa.

Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.

Informações são a matéria-prima de qualquer plano de negócio, portanto, pesquise e procure conhecer tudo sobre o seu setor. Informações podem ser obtidas em jornais, revistas, associações, feiras, cursos, junto a outros empresários do ramo, na Internet ou com clientes e fornecedores potenciais.

botão botão
  • Sobre o Infoprodutos Online

    É um site dedicado a pessoas que querem começa sua carreira e-commerce vendendo produtos de informações e muito mais.

    twitter brasil facebook brasil