http://www.infoprodutosonline.com/ilusao-do-primeiro-site.htmlNão podemos negar: A Internet causa nas pessoas um fascínio quase que irracional. Ela desperta em nós sentimentos e desejos ocultos e promete ser possível realizá-los.

Quantos não sonham com a maravilhosa possibilidade de "trabalhar em casa sendo seu próprio patrão" ! Ou montar um negócio virtual para dar aquele "up" na renda mensal ou simplesmente montar um mini site com "aquele maravilhoso e-book com dicas fantásticas que só você sabe" e vendê-lo para milhares de pessoas faturando "rios de dinheiro" !

De fato, a Internet possibilita tudo isso mesmo, mas apenas para quem planejou seu negócio online (seja ele qual for) com o mesmo empenho que se planeja qualquer outro negócio no mundo real.

Permita-me contar um pouco da sua história no mundo Online:

Eu posso ver o brilho em seus olhos, quando você estava montando aquele site ! Sim, aquele que você apostava todas as suas fichas, e tinha certeza que iria ser um grande sucesso, afinal de contas, com milhões de usuários vagando pela NET não tem como o meu site não ser um sucesso.

Eu posso ver você planejando o que iria fazer com todo aquele "dinheiro extra" ou até mesmo, você se imaginando entrando na sala do seu patrão e dizendo tudo o que você sempre quis mas não podia, por que dependia do seu "empreguinho miserável" para se sustentar.

E quando, pela primeira vez, você digitou o endereço do seu site no seu browser preferido e ele apareceu na sua frente, quase que como mágica. Agora o mundo poderia ver o seu site com todas as informações que você disponibilizou.

Você termina seu projeto, hospeda o seu site em um servidor qualquer, espalha a notícia para seus amigos e...

Aguarda... Dia após dia você consulta seu relatório de visitas e não passa de 10 ou 12 (muitas destas geradas por você mesmo !).

Semanas e semanas se passam... e depois meses e nada além dessas malditas 10 ou 12 visitas diárias. Você cadastrou seu site no Google, (Sim, isso você sabia que tinha que fazer), mas ao realizar uma pesquisa, seu site não aparece...

Então você se pergunta: onde foi que eu errei ?

Se você se identificou com a história acima, é porque também caiu na ilusão da Internet: Ela te hipnotizou e você acreditou que criando qualquer coisa já iria ser um grande sucesso, pois pela quantidade de usuários da NET não tinha como dar errado !

Basicamente, o erro é: NÃO PLANEJAR

Planejamento: basicamente esta palavra resume o "segredo" dos que deram certo, mas é claro que isto somente não basta. Muitos outros fatores são determinantes no sucesso ou fracasso de um web site, como uma idéia criativa e inovadora, só para citar um.

Você não previu qual seria seu público alvo, não otimizou seu site para os mecanismos de busca, não criou uma campanha de marketing para divulgar seu produto de maneira séria (pode-se fazer isto sozinho, desde que se estude com seriedade o tema) e fingiu que não sabia que seu site estaria concorrendo com outros milhões e milhões de sites espalhados pelo mundo virtual.

A Internet disponibiliza as ferramentas (gratuitamente) para a divulgação de seu projeto. Mas para obter resultados, você precisa saber usá-las.

Para obter resultados, antes você precisa saber onde vai se encaixar, quem será o seu público, como você vai viabilizar (financeiramente falando) o seu projeto e com que freqüência vai prover novos conteúdos e quem vai fazê-lo. Se não tiver tempo para fazer tudo sozinho, talvez precise de um ou mais colaboradores. Tudo isso precisa ser pensado antes.

Os 10% e os 90 %

Construir um site e disponibilizá-lo na web é somente 10% do negócio.

* Quem vai visitar o meu site ?
* Como as pessoas ficarão sabendo que ele existe ?
* Como vão chegar até ele ?
* E depois que visitarem, como vou incentivá-las a voltarem com freqüência ?
* Com que freqüência vou conseguir prover novos conteúdos ? Sim, os outros 90% são para tratar destas questões.

O Fim da Ilusão

Você acabou descobrindo, de modo não muito agradável, que a era de ganhar dinheiro fácil com a web já se foi. Somente com planejamento, trabalho duro e perseverança (mantenha a fé) pode-se alcançar algum sucesso no mundo virtual.

Alguns Fatores determinantes para o sucesso de um web site:

* Planejamento
* Projeto criativo e Inovador
* Fornece Conteúdo de qualidade e atualizado com freqüência
* Prove interatividade para o usuário
* Disponibiliza recursos para os próprios usuários gerarem conteúdo
* Permite a criação de comunidades
* Foco em temas e assuntos de interesse para a maioria das pessoas
* Cria vínculo com o usuário, incentivando-o a retornar com freqüência
* Oferece serviços gratuitos e de qualidade

Não necessariamente, um site de sucesso possui todos os recursos acima, mas certamente se você fizer uma avaliação de alguns sites de sucesso, eles possuem muitos dos itens acima mencionados. Sim, ainda existem casos de sucesso repentino na web, alguns que nem mesmo podemos explicar porque deram tão certo, pois aparentemente não apresentam nada de tão especial e inovador. Mas você não pode se deixar enganar por esta ilusão. Mantenha os pés no chão e não abra mão de planejar o seu futuro negócio Online.

botão botão
  • Sobre o Infoprodutos Online

    É um site dedicado a pessoas que querem começa sua carreira e-commerce vendendo produtos de informações e muito mais.

    twitter brasil facebook brasil